Metas de ano novo: já começou a pensar nas suas? Chegamos no primeiro mês do ano! Nessa época boa parte das pessoas começa a fazer um balanço dos meses que se foram. Refletimos sobre o que foi legal, agradecemos e já começamos a nos preparar mentalmente para um novo período de 365 dias. É nessa época também que começamos a pensar naquela listinha (ou listona) de coisas que queremos fazer, mudar, parar ou aprender no ano que se aproxima. Estabelecer metas é uma forma de manter a motivação em dia.
Se você está procurando por maneiras efetivas de mudar sua vida para melhor, confira abaixo as metas que preparamos com muito carinho.
1. Emagrecer
Essa é com certeza um dos objetivos mais ouvidos mundo afora. Se o seu grande desejo é emagrecer, procure fazer isso de forma sustentável. Evite aderir a dietas da moda, sem saber como está sua saúde e entender como funciona o seu metabolismo. Agende uma consulta com um nutricionista, aprenda a se alimentar corretamente, com alimentos que trazem os nutrientes que você precisa para ter energia e disposição no dia a dia.
2. Comer alimentos mais saudáveis ou deixar de comer determinados alimentos
Essa é geralmente uma extensão da resolução anterior. O objetivo não é necessariamente perder peso, mas passar a colocar na rotina alimentos que promovam maior saúde como legumes, verduras e frutas. Ou, para outras pessoas, reduzir o carboidrato, retirar de vez do cardápio itens como carne vermelha ou qualquer proteína de origem animal. Entram aqui também, aqueles que desejam parar de consumir refrigerantes, açúcares e doces.
3. Parar de procrastinar
Muitas vezes adiamos tarefas importantes porque elas parecem muito difíceis ou porque achamos que vamos dar conta de tudo no futuro. No entanto, a procrastinação acaba gerando desgastes, trabalhos mal feitos e até mesmo comprometendo nosso desempenho profissional e até mesmo nosso equilíbrio emocional. O ato de procrastinar afeta nossa saúde e atrapalha nosso bem-estar. Pode levar ao aumento do nível de estresse, baixando as defesas do sistema imunológico e abrindo espaço para doenças infecciosas como resfriado ou gripe.
4. Melhorar a concentração e as habilidades emocionais
Muitas pessoas têm tentado encontrar maneiras de melhorar seu foco e suas capacidades cognitivas. Para conseguir alcançar essa meta podemos usar diversos recursos: desde aplicativos a técnicas de meditação como o mindfulness. A meditação pode ser um recurso crucial para aumentar a concentração e aprimorar habilidades mentais como controlar seu humor, aprender mais rápido e ter mais facilidade para resolver problemas.
5. Conhecer novas pessoas
Você quer fazer novos amigos, conhecer pessoas interessantes, mas morre de preguiça de sair de casa? Quando ficamos em casa, perdemos a oportunidade de conhecer gente nova e bacana. O primeiro passo para concretizar essa meta é estar aberto para movimentar-se. Troque o sofá e o netflix por um passeio no parque ou esportes como o crossfit. Convide amigos para sair, aceite mais convites para confraternizações, faça aulas em grupo como dança, culinária, degustação de vinho, artesanato ou qualquer outra coisa que você curta. Essa é uma ótima oportunidade de conhecer pessoas que compartilhem hobbies ou afinidades contigo. Além de benéfico para seu bem-estar, conhecer novas pessoas pode ajudar no networking e na sua carreira.