Você sabe como funciona uma transportadora de cargas no Brasil?

Além dos procedimentos administrativos, financeiros e de recursos humanos, comuns a todas as empresas, independentemente do ramo de atuação, uma transportadora de cargas precisa lidar com outros processos específicos, como a precificação dos fretes; o planejamento de rotas; consolidação de cargas; monitoramento das entregas; gerenciamento de riscos; gestão da manutenção dos veículos; solicitação de documentos e autorizações de tráfego; dentre outros.

Do recebimento do pedido até a entrega da mercadoria, uma transportadora de carga envolve quase todos os seus colaboradores, entre gerentes, analistas, assistentes, auxiliares, motoristas e conferentes no processo, de acordo com o porte da empresa. Tudo deve ser avaliado e analisado para garantir a qualidade do serviço, a segurança da carga e o cumprimento de prazos.

Os maiores desafios enfrentados pelas transportadoras de cargas no Brasil são: a alta carga tributária que onera de sobremaneira as empresas; a má qualidade das rodovias pelo país afora; os riscos relacionados à segurança patrimonial (roubos, furtos, etc.); e dificuldades de acesso em um território de dimensões continentais. Além disso, quem transporta mercadorias ainda precisa procurar ser pontual e eficiente, buscando aliar a tecnologia no dia-a-dia, de forma a executar adequadamente seu trabalho.

Abrir Whats App
Olá,
Como podemos te ajudar?